2 de abril de 2018

Parceria prevê a ampliação de ensino de ética e cidadania nas escolas públicas

A ética e a cidadania serão temas que estarão de forma contínua no material didático entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) das escolas públicas brasileiras. As ações fazem parte de uma parceria firmada entre o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Educação (MEC) para expandir a Educação Cidadã.

A cooperação prevê a elaboração de novos conteúdos físicos e digitais para ampliar o programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, com o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa, criada pela CGU em 2008, conta com o apoio do Instituto Mauricio de Sousa e dos personagens da Turma da Mônica, para disseminar valores relacionados à democracia, à participação social, à responsabilidade cidadã e respeito à diversidade aos estudantes com idade entre 6 e 14 anos.

A primeira etapa da parceria incluirá a produção de materiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) no país, bem como a impressão, a distribuição e a disponibilização em mídias digitais. Em 2018, uma revista em quadrinhos será destinada primeiramente aos estudantes do 2º ano, como parte de um projeto-piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, trabalha a questão da alfabetização, ao mesmo tempo em que explora temas de ética e cidadania. Essa primeira ação alcançará mais de 100 mil escolas e cerca de 1,5 milhão de alunos.


A CGU, por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), e o MEC irão monitorar a aplicação das ações desenvolvidas para, em seguida, realizar as melhorias necessárias e ampliar a iniciativa às demais séries. Ao longo de 2018, outros materiais serão desenvolvidos para alunos do Ensino Fundamental. Com apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), todos os conteúdos ganharão uma versão digital para facilitar a disseminação no país. Desde o início, o programa “Um Por Todos e Todos por Um” já foi aplicado em cerca de 5 mil escolas e para mais de 700 mil estudantes.

Com informações do Portal Federativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mercado financeiro aumenta previsão de inflação para este ano IPCA, inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%

Publicado em 24/01/2022 - 10:24 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília Instituições financeiras consultadas semana...