6 de junho de 2018

Transposição do São Francisco: CNM acompanha audiência com ministro e senadores

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, participou de audiência pública no Senado Federal para prestar esclarecimentos sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), realizada nesta terça-feira, 5 de junho.

De acordo com o projeto, serão beneficiadas 12 milhões de pessoas em 396 Municípios dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Como representante do governo federal, Andrade falou ao colegiado, presidido pela Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), acerca do andamento e as dificuldades para concluir as obras.

Esperança NE
Aguardada com muita expectativa, a transposição é a maior obra do Brasil de distribuição de água para o consumo humano e irá beneficiar milhares de pessoas da região Nordeste, assolada pela seca e estiagem desde o descobrimento do país. Por isso, a área técnica da Defesa Civil da CNM tem acompanhado os avanços no programa.

O ministro da Integração Nacional informou que existe um desafio a ser vencido para a conclusão das obras, sendo necessária a complementação de recurso orçamentário. Em sua apresentação, ele deu detalhes sobre o andamento das obras no trecho do Eixo-Norte 1 e do ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Recursos
Para fechar o cronograma previsto no calendário de 2018, a grande preocupação do governo federal é a construção da Barragem de Oiticica, que fica entre os Municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando, localizados no RN. Ainda de acordo com o ministro, a proposta inicial foi alterada e os recursos disponibilizados irão acabar em um prazo de quatro meses. Deste modo, existe a demanda por mais R$ 238 milhões para que os reservatórios sejam concluídos.

Como a pasta não dispõe mais desse recurso, Andrade pediu o apoio da bancada do Rio Grande do Norte no Senado para a obra não paralisar. A reunião da Comissão também contou com a participação do senador José Agripino (DEM-RN), que enfatizou o uso dos recursos da União e dos Estados para perenização dos rios nordestinos. Preocupada com a situação, a senadora Fátima Bezerra propôs a realização de uma audiência com o Ministério do Planejamento.

Contrato

Peças arqueológicas raras, dos tempos de Esdras, descobertas em Jerusalém

Cinco moedas que datam da época de Esdras foram descobertas em Jerusalém, consideradas um “achado raro” pelos arqueólogos.

As moedas, feitas de prata, medem cerca de sete milímetros de diâmetro e datam do quarto século a.C. Três delas estão intactas e legíveis.

“Ao longo dos 150 anos de escavações arqueológicas em todos os locais da antiga Jerusalém, apenas cinco dessas moedas foram encontradas”, disse Zachi Dvira, do Projeto de Peneiramento do Monte do Templo, ao Ynet. “Nós encontramos agora três moedas inteiras, junto com duas erodidas, aparentemente da mesma série, e acreditamos que encontraremos mais num futuro próximo.”

Os persas governavam o reino durante o tempo em que as moedas foram cunhadas. As inscrições são das letras YHD, que fazem referência ao nome da província persa de Yehud (Judeia). A figura da face é de uma coruja, provavelmente uma cópia das moedas gregas.

Primeiras moedas
As moedas são da época em que os judeus foram autorizados pelo rei persa Ciro a retornar a Jerusalém, em 538 a.C. para construir o templo. Tais eventos são relatados no livro de Esdras.

Câmara aprova obrigação de estado garantir segurança de conselheiro tutelar

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 2394/15, do deputado Beto Rosado (PP-RN), que obriga os estados e o Distrito Federal a garantir segurança ao conselheiro tutelar para ele realizar suas atividades. O texto inclui essa atribuição no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

A proposta tramitou em caráter conclusivo e deve seguir para o Senado, a não ser que seja apresentado recurso para votação no Plenário da Câmara.

O relator na CCJ, deputado Patrus Ananias (PT-MG), afirmou que “ser conselheiro virou profissão de risco”. O deputado citou, como exemplo, chacina ocorrida em 2015 em Poção, no agreste pernambucano, que resultou na morte de três conselheiros tutelares da cidade e de uma mulher idosa.

Fonte: Agência Câmara

EXPOSIÇÃO sobre "LIXO: FALTA DE EDUCAÇÃO OU DE CONSCIÊNCIA", na Escola Estadual João Henrique Dantas

Diante da preocupação quanto à presença constante dos RESÍDUOS SÓLIDOS espalhados em nosso município, o professor de Arte, Marcio Dantas de Medeiros trabalhou o Projeto LIXO com os alunos do 8º e 9º Anos e PROMOVE hoje (6) conjuntamente com os alunos uma EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ÁUDIO-VISUAL com o tema: LIXO - FALTA DE EDUCAÇÃO OU DE CONSCIÊNCIA.

Diante da presença constante dos RESÍDUOS SÓLIDOS espalhados em nosso município, o referido projeto visa conscientizar o alunado e o público em geral a cuidar melhor do nosso meio ambiente e conservar o nosso mundo mais limpo e harmonioso.

Fonte: JHD Texto: Adriano Virgínio

Mercado financeiro aumenta previsão de inflação para este ano IPCA, inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%

Publicado em 24/01/2022 - 10:24 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília Instituições financeiras consultadas semana...