23 de abril de 2018

Concurso de redação propõe reflexão sobre a origem do Brasil

Com a proposta de despertar o conhecimento cultural do Rio Grande do Norte e de estimular o sentimento de pertencimento ao território potiguar nos estudantes do estado, o Governo do RN, por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEEC) e de Turismo (Setur), lançou nesta segunda-feira (23) o edital do “Tudo Começa Aqui - I Concurso de Redação das Escolas do RN”. Nesta primeira edição o tema central será “O Brasil nasceu aqui?”.

“Durante muitos anos esse conhecimento sobre o descobrimento do Brasil a partir do Rio Grande do Norte não teve a importância devida. Agora estamos resgatando isso e fazendo com que os próprios potiguares se apropriem dessa ideia, a de que o país possa ter começado por aqui. E nada melhor do que contar com a participação dos nossos alunos, que estão estudando o assunto em sala de aula. A iniciativa vai elevar a autoestima dos estudantes e abrir espaço para uma reflexão sobre o tema”, destacou o governador Robinson Faria.

A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, reforçou um ponto forte do concurso: a interdisciplinaridade. “Professores de língua portuguesa, história e geografia, por exemplo, podem promover rodas de debates e trazer mais informações sobre o tema aos alunos. Isso vai proporcionar ao estudante um leque maior de justificativas que irão embasar seu ponto de vista”, comentou Santa Rosa.

Manoel Gaspar, novo titular da Setur, apontou que a iniciativa é mais uma ação do governo voltada para o fortalecimento da identidade do potiguar quanto a suas origens. “A campanha é mais uma ação que o Estado faz para resgatar ideia de que o Brasil foi descoberto aqui. Isso tem um link muito forte com a campanha de marketing que estamos fazendo”, disse, em referência à campanha “Tudo Começa Aqui”, lançada pela Setur em março deste ano.

O público-alvo do concurso são alunos das redes de ensino pública e privada, que será dividido em duas categorias: uma voltada para o ensino médio e outra para os anos finais do ensino fundamental. Para se inscrever o professor orientador ou coordenador pedagógico da escola deve preencher um formulário até o dia 15 de junho, disponibilizado eletronicamente no site https://sigeduc.rn.gov.br e anexar a redação selecionada pela escola mediante comissão de avaliação.

O concurso vai ocorrer em duas fases. A primeira, no âmbito da escola, na qual serão selecionadas duas redações. Na segunda fase, que ocorre no âmbito da SEEC, uma comissão de avaliação, composta por professores especialistas representantes das redes de ensino municipal, estadual, federal e privada, avaliam diversos itens como estrutura textual e abordagem criativa e textual da temática.

Os estudantes e professores orientadores que vencerem a competição serão premiados com uma comenda de honra ao mérito para 1ª, 2ª e 3ª colocações de cada etapa de ensino, uma viagem pelos principais pontos turísticos e históricos do RN, além da publicação de um e-book com as redações dos dez primeiros colocados de cada etapa de ensino. A solenidade de premiação vai acontecer no dia 7 de agosto de 2018, data em que se comemora o dia do Rio Grande do Norte.

Serviço
Concurso: Tudo Começa Aqui! I Concurso de Redação das Escolas do Rio Grande do Norte
Tema: “O Brasil nasceu aqui?”
Data de lançamento do Edital: 23 de abril de 2018.
Período de inscrição: 30 de abril a 15 de junho de 2018, através de formulário disponível no site https://sigeduc.rn.gov.br/.
1ª fase: 15 de junho de 2018.
2ª fase: 20 de julho de 2018.
Resultado: 27 de julho de 2018.
Premiação: 7 de agosto de 2018.

Fonte: RN.GOV.BR

Judicialização da Educação: vagas em creches predominam

Um estudo sobre a judicialização da educação básica no Brasil mostra que as principais causas de ações na justiça são a busca por vagas em creches e a permissão para o ingresso no ensino fundamental de crianças com idade inferior ao determinado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O estudo foi feito pela advogada Alessandra Gotti, doutora e mestre em Direito Constitucional, a pedido do CNE e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Segundo a especialista, a matrícula de crianças em creches e pré-escolas nas redes municipais de educação está no topo do ranking da judicialização. O assunto é objeto de demandas judiciais crescentes, ajuizadas especialmente por parte dos ministérios públicos estaduais, defensorias públicas e pelas próprias famílias em nome das crianças.

PREFEITURA CONCEDEU: Licença Prêmio

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA 067/2018- GP, DE 20 DE ABRIL DE 2018.

PORTARIA 067/2018- GP, de 20 de Abril de 2018.

Dispõe sobre concessão de licença prêmio à Servidora Municipal.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, usando das atribuições que lhes são conferidas na Lei Orgânica Municipal, e em conformidade com o Inciso I do Art. 108 da Lei 423 de 30 de Maio de 2001,

RESOLVE:

Art. 1º-CONCEDER Licença Prêmio à servidora, MARIA DAS VITÓRIAS DANTAS, Matrícula nº 1053, ocupante do cargo de Lavadeira, por 03 (três) meses, pelo período de 20/04/2018 a 18/05/2018.
Art.2º -Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.

Publique-se e cumpra-se.

GABINETE DO PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN, em 20 de Abril de 2018.

GILSON DANTAS DE OLIVEIRA
Prefeito Municipal

Publicado por:
Juliana de Souza Medeiros
Código Identificador:CF297C0D

NÃO APARECEU INTERESSADO PARA VENDER GÁS DE COZINHA À PREFEITURA: E o jeito é fazer outra chamada licitatória

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES
AVISO DE LICITAÇÃO – TERCEIRA CHAMADA
AVISO DE LICITAÇÃO – TERCEIRA CHAMADA
PREGÃO PRESENCIAL N.º 008/2018

A Pregoeira Oficial do Município de Carnaúba dos Dantas/RN, torna público que em virtude da sessão do dia 14 de Março de 2018 ter sido FRACASSADA, será realizada nova sessão no dia 04 de maio de 2018 às 08 (oito) horas para Contratação de Empresa Para aquisição de botijão de gás GLP, com a finalidade de atender as necessidades da Secretarias Municipais. O edital encontra-se a disposição dos interessados no site www.carnaubadosdantas.rn.gov.br.

Carnaúba dos Dantas/RN 20 de ABRIL de 2018.

MARIA DA PAZ DANTAS
Pregoeira Oficial
PMCD/RN

Publicado por:
Maria da Paz Dantas
Código Identificador:C0C6C2D5

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 23/04/2018. Edição 1752
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/

ESCLARECIMENTO: Coordenadora Municipal do Selo UNICEF em Carnaúba dos Dantas esclareceu retirada de logomarca

Em nota, a Coordenadora Municipal do Selo UNICEF de Carnaúba dos Dantas Valquíria Medeiros de Melo requereu o direito de resposta sobre a matéria publicada por este blog intitulada “Sem Logomarca do Selo UNIFEC – Prefeito mandou retirar a logomarca de importante prêmio conquistado pelo povo carnaubense”, postado no dia 19/04/2018. E o blog resolver por bem conceder.

Alega, em suma que o “Município de Carnaúba dos Dantas perdeu a certificação do Selo Unicef na Edição 2013-2016, ainda durante a gestão anterior, qual seja o mandato , eletivo exercido entre os anos 2012 a 2016, pelo então prefeito Sérgio Eduardo Medeiros de Oliveira”

Prosseguindo, a coordenadora disse que “Em razão disso, Carnaúba dos Dantas não mais poderia utilizar em seus timbres oficiais referido selo, já que não mais o detinha.”

Disse ainda que “Desde o início da gestão do Prefeito Gilson Dantas de Oliveira, todas as repartições públicas municipais passaram a utilizar timbre padrão fornecido pelo município, logicamente, sem a inclusão do Selo UNICEF, apenas contendo informações básicas de cada setor, acompanhadas do brasão do município, em total respeito ao princípio da impessoalidade que deve nortear a Administração Pública.”

Por fim, a coordenadora disse que “A remoção ou falta de utilização do Selo UNICEF em timbre oficial não ocorreu em virtude de interesse pessoal do prefeito ou de qualquer coordenador, ocorreu por obediência às regras do próprio selo. Não poderia o município utilizá-lo quando não o tinha, visto que não foi certificado pela entidade na Edição 2013-2016.”

Clique AQUI AQUI e AQUI e tenha acesso aos esclarecimentos prestados pela coordenadora municipal do Selo UNICEF, na íntegra.

DO BLOG: O blog enviou email à representação do Selo UNICEF em Fortaleza-CE, visando obter informações sobre o assunto, porém resolveu antecipar o direito de resposta a requerente e, tão logo receba informações daquela instituição, repassará para os leitores, vez que o regulamento do Selo UNICEF Edição 2017-2020 diz, no seu item "VII.2. É permitido aos municípios inscritos o uso da identidade visual de participação no Selo UNICEF – Edição 2017-2020 (não confundir com a logomarca do Selo nem com a logomarca do UNICEF).

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

Mercado financeiro aumenta previsão de inflação para este ano IPCA, inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%

Publicado em 24/01/2022 - 10:24 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília Instituições financeiras consultadas semana...