7 de junho de 2018

Um em cada quatro Municípios pode ter surto de dengue, zika e chikungunya

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica que 1.153 Municípios brasileiros (22%) apresentaram um alto índice de infestação pelo mosquito. Com isso, aumenta o risco de surto para dengue, zika e chikungunya. É preciso intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo durante o outono e inverno, em todo o país.

Ao todo, 5.191 Municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas três doenças. “O resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, alerta o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto.


A continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior reprodução do mosquito Aedes aegypti.

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do mosquito e das doenças transmitidas por ele. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes aegypti, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os Municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mercado financeiro aumenta previsão de inflação para este ano IPCA, inflação oficial do país, deve fechar 2022 em 5,15%

Publicado em 24/01/2022 - 10:24 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília Instituições financeiras consultadas semana...